Família

19/12/2017 13h00

Meu lindo pelo!

Saiba como cuidar dos pelos do seu pet, para que eles se mantenham bonitos e brilhantes

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
M13 dog 2425528 1280

Pelos bonitos durante todo o ano

Seu cachorro é daqueles super peludos? Que fazem nó com facilidade? Você percebe que a casa, os móveis e objetos estão sempre repletos de pelos? Abaixo você saberá como cuidar dos pelos do seu pet, para que se mantenham bonitos e com um brilho radiante.

Escovação

Quando o cão solta pelos por toda a casa, provavelmente sua pelagem não está sendo cuidada como deveria. Os cachorros precisam ser escovados desde filhotes, em dias alternados, para que os pelos fiquem limpos e não haja quedas excessivas.

Assim, um banho semanal é suficiente e os pelos não se espalharão pelos móveis, pelo chão e pelas roupas.

A escovação também permite que você veja se o cão tem pulgas ou outros problemas de pele, que podem afetar a sua saúde e o seu bem-estar.

Contudo, cada tipo de pet pede uma escova diferente, de acordo com o tipo de pelo: curto, longo, duro, delicado, etc. A compra deve ser feita em loja especializada, para que seja adquirido o produto específico para o seu cachorro.

Cuidar da escovação dos pelos do seu pet é algo que demanda tempo, tarefa que deverá ser exercida com atenção e carinho, de maneira minuciosa. De quebra, os laços entre vocês são cada vez mais estreitados, porque o animal nota e retribui esse cuidado dispensado a ele.

Banhos semanais

Os banhos nos animais de estimação podem ser semanais, quando o pelo é escovado conforme as recomendações. Mas é claro que algumas situações pedem mais de um banho por semana, como, por exemplo, se ele se sujar na lama ou algo assim.

Ao fazê-lo, preste bastante atenção nas patas. Elas devem ser limpas com o auxílio de um pano macio ou uma esponja, ambos úmidos, para ter certeza de que toda a sujeira foi retirada. Isso previne inflamações e outros problemas de saúde.

A cauda do pet deve ser limpa em todos os banhos, dando especial atenção aos pelos da ponta, ou seja, aqueles que podem entrar em contato o chão, se a cauda for comprida. Afinal, a sujeira é arrastada da rua e fica acumulada, nesse caso.

Durante o banho, a face do cachorro também precisa ser higienizada, mesmo que eles resmunguem nessa hora. Lave o focinho com o pano ou esponja úmida, para retirar qualquer vestígio de comida que possa ter se acumulado, e elimine a sujeira ao redor dos olhos com o auxílio de um algodão úmido, pois a região é delicada. Essa parte dos olhos você pode fazer com mais frequência, sempre que notar necessidade.

Cuidados para o gato

Os cuidados são destinados aos pets, não somente aos cachorros, então é hora de mencionar o que deve ser feito com o pelo dos gatos. A regra é mais ou menos a mesma, ou seja, escovação e banhos.

Quanto mais longo for o pelo do gato, mais frequente deve ser a escovação. Isso evita que eles se embaracem. A escolha da escova também deve ser baseada no tipo de pelo.

Gato precisa tomar banho, sim! Mesmo que eles aparentemente cuidem dessa parte, seus tutores também devem banhá-los, já que lamber os pelos não é suficiente. A frequência vai variar com o tipo de pelo, sendo semanal ou até mensal (siamês). Quanto mais longo for o pelo, maior é a frequência do banho.

Se o bichano complicar por conta da água, não deixe que ele vença. Acostume seu gato os poucos com o líquido, depois será mais fácil.

Ainda falando do banho, a escolha de xampu e condicionador também interfere nos cuidados do pelo. Os produtos devem ser específicos para gatos, pois, se forem de cães ou humanos, podem irritar a pele e causar inflamações.

Para finalizar, indicamos também os sprays específicos, que são aplicados logo após o banho, quando o pelo ainda está molhado. São produtos embelezadores que podem ser encontrados mais facilmente em lojas de itens veterinários, e que podem deixar o pelo do seu gato mais belo.

Nutrição é fundamental

Tanto para cães quanto para gatos, a alimentação é um fator fundamental para os pelos. Ela deve ser balanceada, contendo todos os nutrientes necessários para que a pelagem cresça brilhante e bonita, e que ele mantenha sua saúde em dia.

X