Planeta

19/02/2019 08h00

Não ao desperdício!

Conheça dicas valiosas sobre evitar o desperdício de alimentos em casa, fazendo sua compra do supermercado render mais, com menos sobras.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Alimentos

Dicas valiosas sobre evitar o desperdício de alimentos

Você sempre está jogando alimentos no lixo? Está incomodado com as frequentes sobras nas refeições? Sente-se culpado por desperdiçar, sabendo que outros estão passando fome, mas não tem ideia de como lidar com a situação? Conheça dicas para evitar o desperdício de alimentos em casa e acabe com as sobras e a sua frustração.

 

Atenção às compras

Sua atitude precisa mudar já na compra dos alimentos, porque eles podem tanto ser desperdiçados antes como durante e depois do consumo. Faça uma lista de compras semanal baseada no que você pretende cozinhar nos próximos dias, e não caia em tentações de alimentos bonitos ou em promoção, se você não vai precisar deles.

Mas aqui vai uma regra de ouro: planeje apenas três refeições completas por semana. Nas outras você vai reaproveitar alimentos, ou então vai cozinhar a mais. O arroz que acompanha o feijão no almoço pode virar bolinho ou risoto para o jantar.

 

Organize sua geladeira

Sua geladeira está organizada? Você consegue ver todos os ingredientes facilmente? Para evitar o desperdício de alimentos, deixe mais para frente os itens que se estragam mais facilmente, ou que estão próximos da data de validade.

As frutas, verduras e legumes devem ser guardados na caixa específica do refrigerador. O ideal é que você porcione a quantidade que será preparada imediatamente ou no dia seguinte, congelando o que for utilizado nos próximos dias. O congelador é um grande aliado para acondicionar alimentos crus que serão utilizados em outra oportunidade, assim com sobras (propositais ou não) que renderão novos pratos.

 

Reaproveite tudo!

Como citamos, as sobras podem virar novas refeições. É normal errarmos na medida e prepararmos comida a mais, mas você pode também fazer isto de propósito, como exemplificamos com o arroz, para render novas refeições.

São muitos os alimentos que podem ser reaproveitados em novas situações, como molhos, arroz, batata, frango, carne… A sobra do frango assado pode ser desfiada para virar torta. A carne do churrasco pode ir no feijão, ou preparada com ovos mexidos. Brasileiros adoram bolinho, e são várias as opções de reaproveitamento.

Mas você sabia que não são só os alimentos óbvios que podem ser reaproveitados? Cascas e sementes são de grande valor nutricional, e nós podemos aproveitá-las para melhorar a nossa saúde, além de evitar o desperdício de alimentos. Por exemplo: sementes de abóbora podem ir à sopa, após assadas; cascas de batata e cenoura podem ir ao forno com temperos, virando chips saudáveis; a casca do abacaxi, da maçã e de diversas outras frutas pode ir ao fogo, fornecendo-nos um delicioso e nutritivo chá.

É possível reaproveitar em diversas situações, sejam elas no café da manhã, no almoço ou no jantar. Que tal uma sobremesa? Se você tem banana pra lá de madura, congele por meia hora, já picada. Agora basta bater no processador que você terá um delicioso sorvete. Incremente com passas, mel ou cacau, é delicioso!

A batata-doce do almoço pode virar brigadeiro após o jantar, assim como o abacate que sobrou do lanche.

 

Reaproveitamento de acordo com a estação

Se você é daqueles que até querem reaproveitar alimentos porque fica incomodado com as sobras e pensa no desperdício, mas não tem idéia de como fazer isso, já recebeu muitas dicas para mudar a situação.

Mas ainda temos mais: de acordo com a estação, você pode fazer reaproveitamentos inteligentes. No verão, aposte em sucos refrescantes, feitos com misturas de frutas e até de frutas com verduras que estão sobrando na geladeira. No inverno, aposte em sopas de verduras e legumes ou compotas de frutas. Que tal?

 

Divida sempre que possível

Mas se você não quer reaproveitar porque acha que dá trabalho ou não tem tempo de fazer isso, tudo bem. Neste caso, você pode dividir os alimentos antes que estraguem, doando-os a seus familiares e amigos.

É bastante interessante também ir ao supermercado ou à feira acompanhado. Vocês dividirão a conta e as porções, e não levarão alimentos a mais para casa.

Os benefícios de evitar o desperdício de alimentos trazem vantagens para todos: para você e sua família, para o orçamento doméstico e para o meio ambiente, pois há menos geração de lixo. Comece agora mesmo a sua revolução alimentar. É hora de planejar suas atitudes!

X