Saúde Integral

15/05/2019 08h00

Contra a ansiedade e a depressão

Toques suaves da Microfisioterapia estimulam a autorregulação do organismo e a eliminação de memórias celulares perturbadoras.

Por Alessandra Martini

Nosso Bem Estar
Bem estar   depressao

Enfrente a ansiedade e a depressão

Você já parou pra pensar que a ansiedade e a depressão são patologias pelas quais o corpo se comunica para sinalizar que algo no organismo não está funcionando de forma ideal?

Especialistas afirmam que a ansiedade é um dos males da vida moderna. Vivemos correndo contra o tempo, preocupados com o futuro, temos metas e prazos a cumprir, pilhas de contas a pagar com pouco tempo para descansar e cuidar de si. A ansiedade não permite que os pensamentos sosseguem, nos rouba a paz do dia a dia, sofremos por antecipação. Os pacientes relatam principalmente palpitações, falta de ar, dores de cabeça, grande cansaço, disfunções do sono e do apetite, além de mudanças nas funções estomacais e intestinais.

Já a depressão é considerada o mal do século. Os pacientes sofrem de tristeza profunda e prolongada, diminuição do apetite, dor no peito, pensamentos negativos recorrentes, sono excessivo, dificuldade de sentir alegria e prazer, além da perda da autoestima e da vontade de viver. Mas como proceder?

Após diagnóstico e orientações médicas, a maneira mais eficaz de combater tais doenças é identificando a verdadeira causa do problema. Ambas  patologias podem despertar devido a situações específicas, uma mudança brusca de vida, uma separação, uma morte, impactos emocionais inesperados, mas também devido a alterações bioquímicas e/ou hormonais.

Considerando que nosso organismo armazena tudo que experenciamos, esse armazenamento é composto por memórias conscientes, que correspondem em média a 10%, e memórias inconscientes, equivalentes a 90% dos fatos vividos. Significa dizer que nós não lembramos da maior parte das nossas memórias.

 O organismo apresenta um mecanismo vital de autorregulação, ou seja, dos acontecimentos experenciados. De grande parte deles o corpo consegue dar conta, porém alguns não consegue lidar sozinho. Desta forma, o que não é resolvido fica memorizado nas células de algum tecido corporal, fragilizando-o e facilitando o aparecimento das doenças. A ansiedade e a depressão são algumas das patologias oriundas destas fragilidades teciduais, necessitando assim, de ajuda externa para sua recuperação.

           A Microfisioterapia é extremamente benéfica para casos de ansiedade e depressão. Os pacientes relatam melhora já após a primeira sessão. Isso ocorre porque, através dos toques suaves sobre a pele, o fisioterapeuta identifica alterações ou perdas de vitalidade das células, causadas pelos registros dos traumas físicos, químicos ou emocionais vivenciados. A Microfisioterapia  age estimulando a autorregulação dos tecidos fragilizados para ajudar o corpo a iniciar o processo de limpeza através da reinformação celular e tecidual.

            Todos nós temos o direito a ter uma vida leve e tranquila. Basta identificarmos os registros celulares perturbadores, dar o estímulo correto para o corpo regular tais memórias e, assim, não sofrer mais com determinadas situações que até então estavam dificultando a vida, consciente ou inconscientemente. Isto é Microfisioterapia.

 

 

Alessandra Martini é Fisioterapeuta formada em Microfisioterapia Avançada.

 

X