Saúde Integral

30/10/2013 11h34

Barras de cerais são excelente alternativa nutricional

Ricas em fibras, elas satisfazem aquela vontade de comer algo entre as refeições

Por Nosso Bem Estar

JIRI HERA/ISTOCKPHOTO/NBE
Tn barra de cereais

No lugar o ‘junk food’ de origem americana, essa alimentação pesada que está transformando o corpo de crianças, jovens e adultos em protótipos de lutadores de sumo (recente pesquisa do IBGE relatou o assustador dado: metade da população brasileira está acima do peso!), há uma opção leve, as barras de cereais.

Há relatos de que elas foram ‘descobertas’ por um navegador, na Polinésia, em 1985. Depois passaram a ser produzidas em maior escala, com o objetivo de alimentar viajantes durante as trajetórias em alto mar, por serem práticas e de fácil conservação. Isto porque os cereais são alimentos ricos em carboidrato, nutriente importante e necessário na alimentação, por ser um fornecedor de energia para as necessidades físicas e mentais diárias das pessoas. Exemplos de cereais muito conhecidos: aveia, arroz, milho, centeio, trigo e cevada.

As barras em sua maioria contêm cereais integrais, ou seja, grãos cuja estrutura não foi alterada pela refinação. Por isso mantêm a integridade de seus nutrientes (fibras, vitaminas e minerais), ao contrário do que acontece com alguns alimentos quando refinados, como a farinha de trigo, o açúcar refinado e o fubá de milho, por exemplo.

Os sabores das barrinhas são muito variados, os principais ingredientes são frutas desidratadas e cristalizadas (ameixa preta, damasco, pêra, maçã, mamão, coco e banana) e os cereais integrais (flocos de arroz tostados, flocos de aveia). Elas aumentam a sensação de saciedade, reduzem a tentação de beliscar guloseimas durante o dia e, com as fi bras contidas nos cereais integrais nestes alimentos, o fluxo intestinal e o intestino funcionam melhor e com maior regularidade.

Desde meados dos anos 90 as barras de cereais vêm ganhando cada vez mais consumidores no Brasil, eis um boa notícia. Afinal, uma barra leve e saudável é tudo o que precisamos frente às opções super gordurosas e calóricas do fast food cotidiano.

 

Fonte: Jornal Bem Estar

X